Perguntas e Respostas

Aluno:

SUAP

1. Como fazer meu primeiro acesso ao SUAP?

Primeiramente é necessário que tenha matrícula e senha(caso não tenha uma senha para login, clique em “Esqueceu sua senha”, digite sua matrícula e CPF, após finalizar, um e-mail será enviado para criação de senha).Após isso realize login com sua matrícula e a nova senha definida.

Vídeo Tutorial

Para maiores informações sobre o SUAP, clique aqui.

2. Não tenho acesso à rede wi-fi, mesmo com o celular já configurado. Que eu faço?

Na aba Aluno , você consegue várias informações , mas, se você já tiver com o certificado do wi-fi instalado, acesse o site: ifpb.edu.br/login tente realizar o login e certifique-se de que o acesso voltou.

Às vezes, ao conectar à rede, o sistema não leva o usuário para tela de login automaticamente, sendo necessário que ele acesse manualmente.

Caso não tenha nenhum certificado instalado no seu celular, clique aqui, ou vá na CTI: lá você terá um apoio especializado para fazer as configurações necessárias.

3. Como posso alterar minha senha do SUAP?

  1. Após cadastrar com sucesso o e-mail secundário, clique aqui, para criar sua senha. Digite o seu usuário (que é sua matrícula, caso seja servidor ou aluno, ou o seu CPF, para terceirizados), e clique em Enviar.

  2. Em seguida, você receberá um e-mail, automaticamente, com um link para o cadastro de um senha de acesso. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique a caixa de SPAM ou a Lixeira do seu e-mail.

  3. Após acessar o link, crie a sua senha e tenha acesso ao SUAP.


Rede e Internet

1. Não tenho acesso à rede wi-fi, mesmo com o celular já configurado. Que eu faço?

No SUAP, vá até a aba “Central de serviços”, depois em “Abrir chamado”, selecione o serviço ”Tecnologia da Informação”, no quadro e-mail institucional, clique em ”Solicitar criação de e-mail institucional”. Adicione uma descrição ao seu chamado e após isso clique em “Confirmar”.

Na aba Aluno , você consegue várias informações , mas, se você já tiver com o certificado do wi-fi instalado, acesse o site: ifpb.edu.br/login tente realizar o login e certifique-se de que o acesso voltou.

Às vezes, ao conectar à rede, o sistema não leva o usuário para tela de login automaticamente, sendo necessário que ele acesse manualmente.

Caso não tenha nenhum certificado instalado no seu celular, clique aqui, ou vá na CTI: lá você terá um apoio especializado para fazer as configurações necessárias.

E-mail acadêmico

2. Como alterar minha senha do E-mail Acadêmico?

A senha do e-mail acadêmico, é a mesma do SUAP, sendo assim, alterando e/ou redfeinindo a senha do SUAP você conseguirá acesso ao seu e-mail acadêmico.

Servidor:

SUAP

1. Como posso ter primeiro acesso ao SUAP?

Primeiramente, é necessário que tenha matrícula e senha (caso não tenha uma senha para login, clique em “Esqueceu sua senha”, digite sua matrícula e CPF; após finalizar, um e-mail será enviado para criação de senha). Após isso realize login com sua matrícula e a nova senha definida.

Vídeo Tutorial

Para maiores informações sobre o SUAP, clique aqui.

2. Como posso abrir um chamado no SUAP?

No SUAP, vá até a aba “Central de serviços”, depois em “Abrir chamado”, selecione a área de serviço que você deseja, selecione o serviço, adicione uma descrição ao seu chamado, após isso clique no botão “Confirmar”.

Caso tenha mais dúvidas,acesse nosso tutorial .

3. Como criar documento eletrônico?

No link abaixo, a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação apresenta o uso no módulo Documentos Eletrônicos do Suap.

Módulo Documentos Eletrônicos

4. Como posso alterar minha Senha do SUAP?

  1. Após cadastrar com sucesso o e-mail secundário, clique aqui, para criar sua senha. Digite o seu usuário (que é sua matrícula, caso seja servidor ou aluno, ou o seu CPF, para terceirizados), e clique em Enviar.

  2. Em seguida, você receberá um e-mail, automaticamente, com um link para o cadastro de um senha de acesso. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique a caixa de SPAM ou a Lixeira do seu e-mail.

  3. Após acessar o link, crie a sua senha e tenha acesso ao SUAP.


5. Como dar permissão para criação de Documentos Eletrônicos?

Acesse aqui para direcionarmos você ao tutorial produzido pela DGTI

6. Como incluir um setor como interessado na abertura de processos eletrônicos?

Interessados nos processos só podem ser pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, setor não se encaixa em nenhum dos dois.

Orientação:
- O chefe do setor poderá ser incluso como interessado para que este possa acompanhar o processo.

-O cadastro de pessoas pode ser feito pelo protocolo.


7. Como posso elaborar uma ATA de DEFESA via SUAP?

E-mail institucional

1. Como posso criar meu e-mail institucional ?

No SUAP, vá até a aba “Central de serviços”, depois em “Abrir chamado”, selecione o serviço ”Tecnologia da Informação”, no quadro e-mail institucional, clique em ”Solicitar criação de e-mail institucional”. Adicione uma descrição ao seu chamado e após isso clique em “Confirmar”.

4. Como criar uma lista de e-mais institutcionais?

As listas serão criadas a partir de chamado de serviço efetuados na plataforma SUAP, para tanto será necessário que o requerente informe os componentes do grupo a ser criado na descrição do mesmo.
Após efetuado o chamado incluindo essas informações, o usuário deverá acompanhar na plataforma SUAP a conclusão do serviço, para depois utilizar a nova lista.

2. Como posso saber se meu e-mail institucional já foi criado?

No SUAP, vá até a aba “Central de serviços”, depois em “Meus Chamados”, lá estará todos os seus chamados abertos, clique no chamado correspondente ao de solicitação de criação de e-mail, veja se logo abaixo do seu chamado estará um comentário do responsável pela solução do mesmo, neste estará disponível seu e-mail e uma senha provisória.

Obs: Recomenda-se que você olhe o seu chamado diariamente para ver se já foi solucionado.

3. Já tenho meu e-mail institucional, como posso criar/alterar minha senha?

Clique aqui, que lhe direcionamos pra lá.

No SUAP, clique sobre o seu perfil(nome e foto) no canto superior esquerdo, depois na opção “Editar”, após em “”Mudança de senha do e-mail institucional”.

Preencha todas as informações solicitadas e depois em “submeter”.


Obs: Sua senha deve ter no mínimo 8 caracteres( dentre eles números, letra maiúsculas, e caracteres especiais) e deve ser diferente da senha do SUAP.Exemplo: M@ria12345

COMO REALIZAR NOVO ACESSO E-MAIL INSTITUCIONAL IFPB

4. Como criar uma lista de e-mais institutcionais?

As listas serão criadas a partir de chamado de serviço efetuados na plataforma SUAP, para tanto será necessário que o requerente informe os componentes do grupo a ser criado na descrição do mesmo.
Após efetuado o chamado incluindo essas informações, o usuário deverá acompanhar na plataforma SUAP a conclusão do serviço, para depois utilizar a nova lista.


5. Primeiro acesso ao E-mail institucional?

E-mai Acadêmico

2. Como alterar minha senha do E-mail Acadêmico?

A senha do e-mail acadêmico, é a mesma do SUAP, sendo assim, alterando e/ou redfeinindo a senha do SUAP você conseguirá acesso ao seu e-mail acadêmico.

Rede e Internet

1. Não tenho acesso à rede wi-fi mesmo com o celular já configurado, o que eu faço?

Se você já tiver com o certificado do wi-fi instalado, acesse o site: ifpb.edu.br/login tente realizar o login e certifique-se de que o acesso voltou.

(As vezes ao conectar à rede, o sistema não leva o usuário para tela de login automaticamente, sendo assim necessário que ele acesse manualmente).

Caso não tenha nenhum certificado instalado no seu celular, clique aqui, ou vá na CTI, lá você terá um apoio especializado para fazer as configurações necessárias.

Terceirizado:

  1. Não tenho acesso à rede wi-fi mesmo com o celular já configurado, o que eu faço?

Primeiramente, você tem que estar incluso no SUAP, caso ainda não esteja clique aqui.

Vá na aba Terceirizado nessa plataforma que lhe contamos como proceder.

Mas....
Se você já tiver com o certificado do wi-fi instalado, acesse o site: ifpb.edu.br/login tente realizar o login e certifique-se de que o acesso voltou.

(As vezes ao conectar à rede, o sistema não leva o usuário para tela de login automaticamente, sendo assim necessário que ele acesse manualmente).

Caso não tenha nenhum certificado instalado no seu celular, clique aqui, ou vá na CTI, que lá você terá um apoio especializado para fazer as configurações necessárias.